Quais os cuidados ao transplantar as flores para um novo vaso?
2022/06/16

Para realizar a troca de vaso e o replantio das plantas, você pode seguir as seguintes etapas:

Escolha o novo vaso: Selecione um vaso ligeiramente maior que o atual, com orifícios de drenagem para permitir a saída do excesso de água. Certifique-se de que o novo vaso seja adequado para o tipo de planta que você está replantando.

Prepare o novo substrato: Prepare um substrato adequado para a planta, considerando suas necessidades específicas. Geralmente, um bom substrato para vasos contém uma mistura de terra vegetal, composto orgânico e materiais drenantes, como perlita ou areia. Evite usar solo de jardim comum, pois pode ser muito compacto para vasos.

Remova cuidadosamente a planta do vaso atual: Com cuidado, vire o vaso antigo de cabeça para baixo e segure a planta pela base, inclinando o vaso suavemente até que a planta saia. Se a planta estiver presa, você pode tocar suavemente nas laterais do vaso ou usar uma ferramenta, como um garfo de jardim, para soltar as raízes.

Remova o excesso de substrato antigo: Com as mãos ou uma ferramenta apropriada, retire o substrato antigo das raízes da planta, tomando cuidado para não danificá-las. Se as raízes estiverem muito emaranhadas, você pode desembaraçá-las suavemente.

Coloque a planta no novo vaso: Coloque a planta no novo vaso, certificando-se de que fique posicionada no centro e em uma altura adequada. Adicione substrato fresco ao redor das raízes, preenchendo o espaço vazio no vaso. Pressione levemente o substrato ao redor das raízes para fixar a planta no lugar.

Regue a planta: Após o replantio, regue suavemente a planta para ajudar a acomodar o novo substrato e eliminar bolhas de ar. Certifique-se de não encharcar demais o substrato, pois isso pode prejudicar as raízes.

Cuide da planta nos primeiros dias: Após a troca de vaso, observe a planta de perto e forneça os cuidados adequados, como rega regular, luz solar apropriada e fertilização, se necessário. Monitore o desenvolvimento da planta e faça os ajustes necessários para garantir seu crescimento saudável.

Lembre-se de que diferentes plantas podem ter necessidades específicas durante o replantio, portanto, é sempre recomendável pesquisar as informações específicas para a planta que você está cuidando.

AD
Artigo