As plantas da família Brassicaceae não se limitam aos vegetais que comemos diariamente, mas incluem também algumas plantas ornamentais encantadoras. Já apresentamos a bela couve-ornamental, e hoje vamos focar em outra planta ornamental comum no inverno e na primavera - a violeta.
A verdadeira violeta pertence à família Brassicaceae, e suas flores vêm em uma variedade de cores, não apenas roxo, mas também branco, vermelho, laranja, entre outras. As violetas são plantas herbáceas bienais ou perenes, cobertas por pelos macios de cor cinza-branca. Suas flores se agrupam em inflorescências do tipo espiga, e suas pétalas podem ser roxas, rosa pálido ou brancas. São frequentemente cultivadas em canteiros de flores no inverno e na primavera como uma bela decoração floral.
As violetas são originárias do sul da Europa e agora são cultivadas em muitas cidades do nosso país. Elas preferem climas frios e não se adaptam bem a ambientes quentes e secos. A temperatura ideal para o crescimento das violetas é entre 15 e 20 graus Celsius durante o dia e cerca de 10 graus Celsius à noite. Elas não são muito exigentes quanto ao solo, mas crescem melhor em solos bem drenados e ligeiramente alcalinos, não sendo adequadas para solos ácidos. As violetas são resistentes ao frio, mas não gostam de sombra e preferem locais altos, com boa exposição ao sol, boa ventilação e boa drenagem, evitando locais encharcados.
As flores das violetas são bonitas, coloridas, perfumadas e têm uma longa temporada de floração, sendo muito apreciadas pelos amantes da jardinagem. Elas são adequadas para cultivo em vasos para decoração, canteiros de flores, degraus e caminhos, e também podem ser usadas em buquês. Como flores cortadas no inverno e na primavera, a demanda por violetas aumenta a cada ano. A linguagem das flores das violetas simboliza a eterna beleza, elegância, frescura, simplicidade e virtude. De acordo com a mitologia grega, a bela deusa Vênus chorou lágrimas de despedida ao se separar de seu amado, transformando-se em violetas. Por isso, as violetas foram dotadas do significado de amor, tornando-se um símbolo de sentimentos intensos. Em muitos países da Europa e América, as violetas são muito populares e seu leve perfume é usado para fazer perfumes, sendo muito apreciado pelas mulheres. Na Idade Média, no sul da Alemanha, havia uma tradição de pendurar buquês de violetas recém-colhidas nos mastros dos barcos a cada primavera, para celebrar a chegada da estação.As plantas da família Brassicaceae não se limitam aos vegetais que comemos diariamente, mas incluem também algumas plantas ornamentais encantadoras. Já apresentamos a bela couve-ornamental, e hoje vamos focar em outra planta ornamental comum no inverno e na primavera - a violeta. A verdadeira violeta pertence à família Brassicaceae, e suas flores vêm em uma variedade de cores, não apenas roxo, mas também branco, vermelho, laranja, entre outras. As violetas são plantas herbáceas bienais ou perenes, cobertas por pelos macios de cor cinza-branca. Suas flores se agrupam em inflorescências do tipo espiga, e suas pétalas podem ser roxas, rosa pálido ou brancas. São frequentemente cultivadas em canteiros de flores no inverno e na primavera como uma bela decoração floral. As violetas são originárias do sul da Europa e agora são cultivadas em muitas cidades do nosso país. Elas preferem climas frios e não se adaptam bem a ambientes quentes e secos.
A temperatura ideal para o crescimento das violetas é entre 15 e 20 graus Celsius durante o dia e cerca de 10 graus Celsius à noite. Elas não são muito exigentes quanto ao solo, mas crescem melhor em solos bem drenados e ligeiramente alcalinos, não sendo adequadas para solos ácidos. As violetas são resistentes ao frio, mas não gostam de sombra e preferem locais altos, com boa exposição ao sol, boa ventilação e boa drenagem, evitando locais encharcados. As flores das violetas são bonitas, coloridas, perfumadas e têm uma longa temporada de floração, sendo muito apreciadas pelos amantes da jardinagem. Elas são adequadas para cultivo em vasos para decoração, canteiros de flores, degraus e caminhos, e também podem ser usadas em buquês. Como flores cortadas no inverno e na primavera, a demanda por violetas aumenta a cada ano.
A linguagem das flores das violetas simboliza a eterna beleza, elegância, frescura, simplicidade e virtude. De acordo com a mitologia grega, a bela deusa Vênus chorou lágrimas de despedida ao se separar de seu amado, transformando-se em violetas. Por isso, as violetas foram dotadas do significado de amor, tornando-se um símbolo de sentimentos intensos. Em muitos países da Europa e América, as violetas são muito populares e seu leve perfume é usado para fazer perfumes, sendo muito apreciado pelas mulheres. Na Idade Média, no sul da Alemanha, havia uma tradição de pendurar buquês de violetas recém-colhidas nos mastros dos barcos a cada primavera, para celebrar a chegada da estação.